sexta-feira, 11 de abril de 2014

MORADAL



A paisagem é dominada ao longe pela Serra do Moradal. Céu e montanha rematam um mar de pinheiros bravos, no prolongamento florestal dos Jardins do Xisto. Eis o nosso cenário de fundo, o nosso Fuji. 

A Serra situa-se no vizinho concelho de Oleiros, em plena região do Pinhal Interior. Avista-se lateralmente, do ponto onde nos encontramos, no sentido NW-SE, correspondendo a 15 km de muralha quartzítica. Eleva-se a 912 metros de altitude e, deste lado da Beira Baixa, chamam-lhe o Picoto, supõe-se que devido à sua forma aproximadamente cónica.


> Xisto|Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Serra do Moradal a partir dos Jardins do Xisto, 
Silveira dos Limões, Abril 2014
fotografia digital
©  CRO|XISTO|BIS|JX(RO)

2 comentários:

  1. Como todo o devido respeito, a serrinha, quando avistada dos jardins do xisto, veste-se com toda a magnificência de Montanha. Parece debruçar-se do infinito e, estendendo-se subtilmente, abeira-se dos jardins... E agora, na Primavera, há assim uma luz limpa, cristalina, que escorre, que flutua, e unifica a natureza... É uma pureza imensa, oxalá penetre os corações mais agitados, perturbados, os sincronize com a beleza deste Éden.
    Pisem as veredas dos jardins e vislumbrem a multiplicidade e, simultaneamente, a omnipresença do Universo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A montanha tem um poder enorme sobre nós. Ela é uma síntese, uma referência, terra que se eleva aos céus. E pensar que este Moradal beirão, que hoje faz parte integrante dos Jardins, já esteve encoberto por eucaliptos australianos...
      Quanto aos corações agitados, há que subir ao cume da montanha, sem temor.
      Abraço.

      Eliminar