sábado, 12 de abril de 2014

GIESTA BRANCA





Giesta branca (Cytisus multiflorus) e o omnipresente Moradal em fundo. As flores deste arbusto autóctone, além de belíssimas, possuem propriedades medicinais. Juntamente com a giesta-das-serras (Cytisus striatus) chegou a ser utilizada para a regeneração de terrenos esgotados:

"Em tempos mais remotos, antes da generalização da utilização de adubos, a giesta-das-serras era semeada, juntamente com a giesta branca (Cytisus multiflorus) no Norte e Centro de Portugal, com o intuito de restaurar a fertilidade dos solos cultivados com cereais. Efectivamente, uma das características mais frequentes nas espécies pertencentes à família das Fabaceae é a presença de pequenos nódulos nas raízes, nos quais se alojam bactérias fixadoras de azoto, sendo este processo de extrema importância para a agricultura e florestas, uma vez que conduz à independência de fertilizantes azotados." (v. link)


> Xisto|Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Giesta branca dos Jardins do Xisto, 
Silveira dos Limões, Abril 2014
fotografia digital
©  CRO|XISTO|BIS|JX(RO)

2 comentários:

  1. Sem dúvida, um esclarecimento deveras importante.
    Nesta fotografia, as gestas brancas transmitem-me um sentimento de continuidade, de transmutação, Mas um movimento num espaço aberto imutável, como se a vida, o universo, fosse uma bolha efervescente bailando no real absoluto...
    Para terminar, espero que num post seguinte, sejamos brindados com as tão mal compreendidas estevas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As estevas já estão a florir nos Jardins e no post anterior já são visíveis. É só esperar mais alguns dias. Abraço.

      Eliminar