quinta-feira, 22 de maio de 2014

FIGUEIRA



Outra fotografia da figueira (Ficus carica), tirada dois meses depois da anterior, que registava figos temporãos. Entretanto, esta figueira transformou-se rapidamente numa jovem árvore de grandes e robustas folhas, agora com novos e numerosos filhotes. Alguns dos tais figos precoces definharam e acabaram por cair, mas quatro deles continuam sólidos. Até quando? 

(Continuaremos a seguir a "saga dos temporãos sobreviventes").


> Xisto | Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Figueira do Terreiro da Saudade,  
Jardins do Xisto, Silveira dos Limões, Maio 2014
fotografia digital
©  CRO|XISTO|BIS|JX(RO)

2 comentários:

  1. Com as folhas vigorosas, a mamã figueira protege os seus filhotes que, por enquanto, ainda são frágeis, mas hão-de sobreviver. A ver vamos se resistem ao rude calor do Verão... Parece haver um sentimento inerente a todas as formas de vida, qualquer coisa do género, "eu sou", mas é apenas ser sem ser isto ou aquilo. Um sentimento que impele, já como identidade individualizada, cada forma a esforçar-se para harmonizar a vida como um todo...

    Para terminar, tenho esperança ainda de poder ver, mas mesmo ver, um desses figos já crescido, um adulto!

    ResponderEliminar
  2. Shanti
    Quando vier o tal calor rude de que falas a figueira vai exalar um odor forte e os figos só então ficarão maduros. Os quatro precoces ou temporãos que sobreviveram até agora, estão sólidos e robustos. O seu tamanho é já aproximado aos figos adultos mas estão ainda muito verdes. Também eu tenho esperança que consigas vê-los com os teus próprios olhos, e prová-los, de preferência ainda antes do Verão.

    ResponderEliminar