terça-feira, 25 de novembro de 2014

TOMILHO-LIMÃO



Entre as muitas plantas aromáticas coleccionadas nos Jardins do Xisto, as espécies com aroma cítrico são, digamos assim, excelentes parceiros botânicos do limoeiro (Citrus limon), árvore-símbolo da Silveira dos Limões. De facto, vários arbustos e ervas utilizados em culinária e em medicina tradicional possuem características aromáticas que lembram as da casca de limão e folhas de limoeiro.

No canteiro de aromáticas situado longitudinalmente à beira do principal caminho de entrada nos jardins, o tomilho-limão (Thymus citriodorus), além da surpreendente intensidade do cheiro cítrico, apresenta folhagem variegada com grande evidência ornamental, devido à sua coloração, também ela cítrica, amarelo limão e verde limão.


> Xisto|Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Tomilho-limão nos Jardins do Xisto, 
Silveira dos Limões, Março 2014
fotografia digital
©  CRO|XISTO|BIS|JX(RO)

4 comentários:

  1. Pois no meu jardim também tenho o tomilho limão. Faz companhia a cinco dezenas de outras espécies aromáticas, condimentares e medicinais.
    De aroma cítrico, tenho ainda o limonete, a erva-princepe e a cidreira, não esquecendo o limoeiro.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho aqui nos jardins exactamente essas, limonete, erva-príncipe e erva-cidreira, Falta-me a citronela e outras mais. Mas tenho também a citrata ou hortelã-laranja (Mentha citrata) de que gosto muito, devido ao aroma a laranja, primo do aroma a limão.
      Tenho procurado diversificar as espécies de limoeiros e outros citrinos. Já introduzi nos jardins duas limas e um belo Citrus medica variegata, com folhas e limões matizados, mas também nesta área há muito trabalho a fazer.

      Eliminar
  2. Épocas do ano em que as fragrâncias irrompem com abundância da terra, é privilégio inspirar os aromas intensos ou suavemente doces das "aromáticas" dos Jardins do Xisto. É aroma-terapia em estado puro, sem cheirinhos compactados em frasco...
    Sou um "viciado" em especiarias, o título do post, "TOMILHO-LIMÃO", sugeriu-me um prato a fumegar aromas quentes, doces e bem picantes.
    "Tenho que dar um saltinho aos jardins", diz a minha mãe, ao abrir a gaveta e constatar a falta de uma especiaria que é indispensável na ementa do almoço. Cá em casa já começa a ser praxe a colheita de ervas aromáticas nos Jardins do Xisto, é como uma mercearia ali mesmo à mão de semear, diria ali à mão de colher directamente da terra as tão deliciosas e benéficas ervas.
    Para celebrar meu regresso à Silveira vou caminhar nas veredas dos jardins, vou fazê-lo em pezinhos de lã para não desassossegar o silêncio que é de oiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não experimentei, mas li algures que a infusão deste tomilho produz um chá surpreendentemente saboroso.
      Nunca gostei tanto do outono. Nesta época de musgos e líquenes, desejo-te um bom regresso ao silêncio dos Jardins, ou ao rumor do vento nos pinheiros!
      Até breve.

      Eliminar