terça-feira, 4 de novembro de 2014

FESTA COMUNITÁRIA 2014




Anualmente, pelo Dia-de-Todos-os-Santos, reúnem-se na Silveira dos Limões os habitantes, familiares e amigos desta povoação numa festa/convívio que ocorre em torno do forno comunitário da Praça da República. Rotativamente, cabe a uma diferente família da aldeia organizar a festa. Colocam-se toldos de abrigo apoiados em pilares de ferro e montam-se as mesas. Os comes-e-bebes começam pela hora de almoço e os organizadores fornecem sardinhas e febras assadas e, lá para o fim da tarde, castanhas quentes e boas. Não faltam petiscos e o glorioso queijo de Castelo Branco, tudo regado com bom vinho. Entretanto chegam as sobremesas e a jeropiga, que cada um partilha com os restantes convivas. 

A organização da festa comunitária deste ano esteve a cargo da família de Beatriz e José Nunes e contou com várias dezenas de participantes. Estiveram também presentes na renovada Praça da República, como convidados especiais, o Senhor vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Arnaldo Braz, e o Senhor presidente da Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras, Luis Andrade. 

 


> Xisto | Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Praça da República em festa, 1 Novembro 2014
fotografia digital / vídeo timelapse 
©  CRO|XISTO|BIS(RO)/(HOV)

3 comentários:

  1. Apesar da deficiência dos meus dois sentidos de percepção sensorial, aqueles que mais nos desenham a realidade, diria que os festejos foram de arromba.
    Sorria silenciosamente quando, entre vozes entusiásticas, ouvia as palavras, "Forno; galo; bonito, pedra de xisto...", palavras que iam formando frases a elogiar as obras do forno grande. Enfim, muitos amigos falavam dos progressos da Silveira, dos jardins do xisto, dos fornos comunitários, e eu acrescentava mais qualquer pormenor que realça a beleza da aldeia.

    Para terminar, repito a mesma frase que publiquei no "meu" facebook:
    "Segundo as previsões climatéricas para os próximos dias, adivinha-se um tempo convidativo ao recolhimento e à introspecção, oxalá possamos continuar a ter energia e ideias para que as nossas aldeias nos alegrem o coração".

    ResponderEliminar
  2. Esteve animada a festa, pá! Obrigada por este cheirinho para mim.
    Quando é que os nossos políticos entenderão que uma aposta na cultura é factor primordial na fixação das populações no interior do país, na coesão social, na intimidade da pessoa com a natureza, com o sublime, com o eterno?

    ResponderEliminar
  3. Em relação a Shanti, só me resta agradecer-lhe em nome do blog, por mais um comentário que demonstra e transmite entusiasmo e em que, como sempre, toca em pontos fulcrais da vida.

    Quanto a Conceição Coelho, poderei responder praticamente o mesmo, mas faço questão de sublinhar esta ideia: "uma aposta na cultura é factor primordial na fixação das populações no interior do país, na coesão social, na intimidade da pessoa com a natureza, com o sublime, com o eterno."
    Ora nem mais! Obrigado.

    ResponderEliminar