quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PILAR





Foi em tempos elemento de suporte do telhado de um desaparecido palheiro, contíguo ao forno comunitário, tendo sido daqui retirado no final da década de 1990. Trata-se de um pilar de xisto com mais de dois metros e meio de altura que, no passado dia 11 de Outubro, foi reerguido "in situ", com a ajuda de habitantes da Silveira dos Limões. 

Na reorganização e arranjo da pequena Praça da República, esta peça vertical de xisto, finalmente devolvida ao centro da aldeia, adquire agora uma presença quase escultórica, assumindo discretamente condição simbólica de objecto de identidade e memória.




> Xisto | Banco de Imagens da Silveira (BIS)
(1) Colocação do pilar de xisto da "Praça da República, 11 Out. 2014
(2) O Pilar "in situ", 2 Nov. 2014 
fotografias digitais
©  CRO|XISTO|BIS(RO)

2 comentários:

  1. Palavras tão bem ditas, trazem-me memórias que se perdem no tempo. Relembranças das autênticas aldeias do xisto chegam-me em imagens trémulas, herança que se foi desmoronando tristemente sobre o solo.
    Felizmente, na Silveira dos Limões tem-se feito um esforço para preservar o património tradicional que nos resta. E penso que este esforço é um bom exemplo para muitos outros lugares da Beira Baixa.
    Oxalá o pilar de xisto seja agora como uma veia que se entranha na pequena comunidade da povoação e que todos os cidadãos, mas mesmo todos, se orgulhem da nossa Silveira dos Limões. Bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Nas sociedades tradicionais o centro da aldeia é o equivalente ao centro do mundo. Este centro era muitas vezes assinalado por uma vertical - vara de madeira ou pilar de pedra - espetada no solo como elemento fecundador da terra e, simultaneamente, objecto de ligação entre o interior da terra e o céu.
    Também por isso o nosso pilar da Silveira dos Limões presta-se a leituras simbólicas muito diversas. Mas para mim, ele é sobretudo uma quase-escultura que integra o arranjo da praça, sem qualquer utilidade que não seja evidenciar o xisto no contexto de uma forte tradição cultural que interessa preservar.

    ResponderEliminar