quinta-feira, 5 de junho de 2014

SEMI-ESFERA


Sempre que se fotografa nos Jardins do Xisto sabemos que os registos são irrepetíveis. Em cada ano, em cada estação, tudo se transforma permanentemente. A primavera de 2013 foi a época de glória deste malmequer (Argyranthemum frutescens), altura em que apresentava uma inusitada regularidade semi-esférica.   


> Xisto | Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Malmequer vermelho dos Jardins do Xisto, 
Silveira dos Limões, Primavera 2013
fotografia digital
©  CRO|XISTO|BIS|JX(RO)

7 comentários:

  1. Planeta Terra, Sol, átomo, o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. Pelo meio a natureza, no malmequer vermelho dos jardins do xisto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esta imagem também me ocorre qualquer coisa de cósmico. Penso no "principezinho", num planeta verde visto do espaço, a brotar pequenas estrelas em forma de malmequer, A natureza tem destas coisas.

      Eliminar
  2. Tenho um igual. Este vosso voltou a florir?
    Adoro a fotografia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, embora "entalado" entre as plantas vizinhas, voltou a florir. Agora não sei o que lhe faça, os troncos tornaram-se muito lenhosos. Já pensei numa poda radical para prolongar a sua longevidade, mas será boa ideia?

      Eliminar
  3. Eu nunca podo nada radicalmente porque o meu jardim é grande e o que não falta é espaço para as plantas esbracejarem. Mas calculo que estas aguentem bem a poda.

    ResponderEliminar
  4. Quando estou integrado silenciosamente, nos jardins, apercebo-me da metamorfose, o cantarolar de um passarito, uma folha que, embalada pelo vento, vem acarinhar-me o pescoço... Mas, por vezes, preenche-me uma sensação de um fundo imutável, fora e dentro de "mim", onde se desenrola a dança da mudança.. Isto tudo porque existe arte nos jardins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este aprendiz de jardinagem agradece-te. Quanto à arte, a coisa mais difícil é utilizar a natureza e, simultâneamente, respeitá-la.

      Eliminar