terça-feira, 23 de setembro de 2014

DESPEDIDAS DE VERÃO


Conhecidas pelo nome "despedidas de verão", florescem vistosas nesta época de poucas flores, para orgulho e alegria da vizinha Beatriz, que as trouxe para os Jardins do Xisto e que ela mesma plantou no local onde ainda se encontram. Há cerca de dois meses alguns pés foram transplantados para outros canteiros, prevendo-se que no próximo ano constelações lilases invadam os jardins em Setembro.
Trata-se da Aster amellus, planta originária da Europa e da Ásia, frequente nos jardins domésticos portugueses. Pertence ao género Aster, cuja designação científica deriva do grego antigo e significa apropriadamente "estrela" (flor-em-forma-de-estrela). 


> Xisto | Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Despedidas de verão dos Jardins do Xisto, Set. 2014
fotografia digital
©  CRO|XISTO|BIS|JX(RO)

5 comentários:

  1. Lindas!
    http://cheirar.blogspot.pt/2008/10/florir-em-setembro.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rosa, como diz no seu blog, "As flores de Setembro, não são flores do Outono, são despedidas do Verão".Despedidas que acompanham um clima já mais doce, uma luz menos crua, o cheiro da terra húmida. Talvez prenúncio da "melancolia feliz" do Outono.

      Eliminar
  2. Minha mãe, Beatriz, sorri e com palavras meio cantaroladas diz "Ora, o que eu tenho feito nos jardins, é uma ninharia!. Mas é verdade, as Despedidas de Verão, são muito bonitas, têm uma cor de encantar". E quase encostando a cara ao ecrã: "Olha só para isto, o forno já está a ficar tão bonito, então não havemos de nos orgulhar dos jardins? Abençoadas sejam as pessoas que tanto têm feito pela Silveira dos Limões".
    Sim, são mesmo os jardins uma grande bênção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua mãe Beatriz é uma grande amiga dos Jardins, e uma das principais fornecedoras de pés enraizados, com a vantagem de trazer plantas recolhidas nas aldeias da zona, ou seja, plantas que se adaptam muito bem à dureza do clima local. Os Jardins não seriam o que já são sem os seus cuidados. Bem haja.

      Eliminar
  3. Como posso adquirir estas plantas ou as suas sementes? Obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar