sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

UM CENTRO DE ARTE











Um sítio fora do mapa, um lugar esquecido entre ruínas e sucatas, um projecto nascido do acaso, algures no centro de Portugal. Tudo começou com o gesto simples de querer salvar uma palmeira que definhava à beira de um caminho, com o tronco soterrado e as folhas roídas por cabras. Quase três anos depois, o projecto cultural Xisto|Centro de Arte começa a tomar forma. E a sua face mais visível tem um nome: Jardins do Xisto.

Este sítio, agora na net, pretende documentar intervenções de recuperação do espaço rural ocorridas recentemente na pequena povoação de Silveira dos Limões (Santo André das Tojeiras, Castelo Branco). Constitui também um primeiro exercício de divulgação pública do projecto Xisto e dos seus conteúdos culturais.


> Xisto|Artes Visuais|Fotografia
Herbert Bayer (1900-1985), Alemanha/EUA
In Search of Time Past [Em busca do tempo perdido]1959 
prova fotográfica, gelatina e sais de prata
©  CRO|XISTO|AV|F

1 comentário:

  1. Gosto muito. Já sabes.
    Mas agora há mais...
    O "crescimento" trouxe consigo a maturidade. A novidade e a diversidade brotam, "impondo uma força" que vai muito para além da beleza.

    "Criar" nesta tão grande dimensão, em que a obra da natureza casa com a obra do artista, do homem e do cidadão, tem que elevar o sentimento de todos quantos nela “possam tocar”.

    PARABÉNS e bem hajas.

    Entrar neste "diálogo" surge-me como um privilégio. "Reunir" à volta de um jardim já me arrebatava mas, não, é à volta de jardins, de plantas de poemas e, espero que, à volta de Outros para quem viver a vida, um permanente desafio, implica a sua recriação partilhada.
    Rochela

    ResponderEliminar