>
“ Quando eu nasci, as frases que hão-de salvara humanidade já estavam todas escritas,
só faltava uma coisa - salvar a humanidade.”
> Leituras num banco de jardim | Citação 10
Almada Negreiros (1893-1970), Portugal
in A Invenção do Dia Claro, 1921
ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 2005
> Xisto | Etnografia
Ave coroada com trevo no bico (Galo?),
Castelo Branco, séc. XX (c.1900),
ferro forjado, 29,5 cm.
Castelo Branco, séc. XX (c.1900),
ferro forjado, 29,5 cm.
© CRO|XISTO|ET.
"Ave coroada com trevo no bico", pertencente à colecção Xisto|Etnografia, representa um tema zoomórfico de imprecisa classificação (pombo?, águia?, galo?). Recorte em chapa de ferro forjado, a partir do desenho de um motivo têxtil do bordado de Castelo Branco.
Adaptado a remate ornamental de chaminé, apresenta vestígios de policromia e um elemento postiço, suporte de fixação com rosca na base, divergentes do objecto original.
Adaptado a remate ornamental de chaminé, apresenta vestígios de policromia e um elemento postiço, suporte de fixação com rosca na base, divergentes do objecto original.
Desde os primórdios, creio que as ideias que podem salvar a humanidade acham-se nas entranhas do ser. Semelhantes a sementes, para germinarem carecem de ternura, perseverança e, principalmente, visão optimista.
ResponderEliminarApesar de alguns calhaus no caminho, por aqui na Silveira dos Limões há quem continue a desbravar as matrizes do sonho divulgando frases vivas que se erguem na aldeia, enchendo-a de dignidade e carácter próprio.
Afinal, às vezes, para nascerem grandes obras é preciso asas de sonho. E quanto à "ave", quero ter o prazer de a conhecer pessoalmente.
Jardins do Xisto, bailam-me como quimera, não devaneio, mas realidade que transborda de coragem.
Bem haja.
Caros Shanti e Jardins, de facto a realidade transborda sempre de coragem.
EliminarA realidade nunca é fácil, é aliás bastante dura nas terras do xisto assim como nas nossas paisagens sociais, políticas e sobretudo nas interiores.
A única forma de acedermos à realidade é aceitar a dor e como reza a frase se São Francisco – "Senhor, concedei-nos a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar. Coragem para modificar aquelas que podemos. Sabedoria para distinguir umas das outras."
É esta a paisagem inspiradora dos jardins e da Silveira dos Limões.
Bem hajam e até já.
Bem a propósito, este belo pássaro parece levantar voo, transportando no bico
ResponderEliminaro raminho de oliveira, o símbolo da paz, seguramente indispensável
para salvar a Humanidade.