Sem que o soubéssemos, esta lua-cheia com auréola, fotografada na madrugada de 10 de Janeiro de 2010, era prenúncio de um nevão, talvez um dos maiores de que há memória na Silveira dos Limões.
A reportagem que agora se publica em diaporama, com fotografias captadas a 10 e 11 de Janeiro de 2010, integra o Banco de Imagens da Silveira (BIS), acervo digital criado no âmbito do projecto Xisto.
O BIS reúne fotografias dos anos mais recentes, sobretudo a partir de 2008, e também fotografias antigas que nos vão sendo cedidas para reprodução. Constitui um arquivo iconográfico da Silveira dos Limões, das suas gentes e costumes, dos pequenos e grandes acontecimentos locais, das transformações do lugar e da paisagem.
Para memória futura.
> Xisto | Banco de Imagens da Silveira (BIS)
Lua de neve, Silveira dos Limões, 10.01.2010
Os Dias da Neve | 2010 (diaporama), Silveira dos Limões, 10/11.01.2010)
fotografias digitais
© CRO|XISTO|BIS|SL(RO)
Mesmo que se tenha visto muitas vezes na vida, eu acho que a neve é sempre um fascínio, um dos mais extraordinários espectáculos que a Natureza nos dá a ver.
ResponderEliminarEstas esplendorosas fotografias parecem desprender-se de um universo onírico, uma espécie de livro imaterial que a cadência do slideshow vai silenciosamente desfolhando em frente dos nossos olhos.
Para quem conheça a Silveira dos Limões, creio poder dizer que se trata de um retrato bastante fotogénico da aldeia. Na verdade, o manto branco da neve tudo cobriu: caminhos, casas, ruínas, sucatas.
EliminarEm 2010 nevou duas vezes, a 10 de Janeiro e, posteriormente, a 15 de Fevereiro, faz amanhã cinco anos. Desde então não voltou a nevar. E apesar do frio, parece-me que o milagre não se repetirá este Inverno.
Grato pelo comentário.