sexta-feira, 22 de agosto de 2014

3 ANOS DOS JARDINS DO XISTO | DIAPORAMA

...
Através deste diaporama assinalamos os 3 anos dos Jardins do Xisto. Fotografias tiradas entre os meses de Março e Agosto de 2014. 

15 comentários:

  1. De um gesto de sensibilidade nasceu um sonho que, através de muito esforço e vontade, floresceu e estendeu-se a toda a aldeia.
    Tive a felicidade de acompanhar com entusiasmo todos os trabalhos, mesmo os que passaram mais "despercebidos" ou os que caíram quase no esquecimento, mas que continuam a embelezar a povoação.
    O largo da República não passava de um espaço onde os muros de cimento abundavam, retirando completamente a dignidade da recentemente recuperada casa de xisto. Mas mãos abençoadas branquearam as paredes desses palheiros.... E o largo tem hoje uma nova face mais brilhante.
    E que dizer dos limoeiros que foram plantados pela extensão da aldeia, dos canteiros que realçam a singularidade de uma parede de xisto que parecia desintegrada do todo.
    O Forno comunitário, do qual a comunidade tanto se orgulha, estava condenado a ser mais um esqueleto de pedras a desmoronarem-se tristemente no chão.
    E mais... E ainda mais...
    Para terminar, sorrio porque os jardins do xisto que eu considero um espaço de harmonia e cultura, metamorfosearam esta pequenina aldeia e tornaram-na a localidade mais visitada da freguesia de Santo André das Tojeiras.
    Estão de parabéns as pessoas que continuam a sonhar este projecto, mas também a Silveira, a Freguesia e a própria Beira Baixa está hoje mais honrada.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja, Shanti, pela tua participação sempre tão presente, pelo teu entusiasmo, que tanto contagia os jardineiros de serviço. E ainda bem, por lembrares que os Jardins do Xisto não são uma ilha e que eles fazem parte do todo que é esta aldeia. Aliás, há muito a fazer para melhoramento do espaço público da nossa Silveira dos Limóes, coisas fáceis como plantar arbustos ou árvores à beira dos caminhos, sobretudo nas entradas da povoação, ou coisas mais difíceis como a recuperação do segundo forno comunitário. Assim haja persistência e coragem.

      Eliminar
  2. Diversidade de texturas e cores...
    Verdadeiramente avassaladores os jardins de xisto! E tudo isto em apenas três anos!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Rafael. Para já, o desenho geral dos jardins está quase concluído. Faltam depois os muros de suporte e consolidação dos terrenos para que os jardins tenham uma aparência mais "arrumada" e definitiva. Tudo trabalho "à la pate", com poucos meios, sem pessoal e sem máquinas. Entretanto, começamos a investir mais nos conteúdos, isto é na flora. Este mês, porque é tempo de férias, já foi possível plantar 10 novas árvores.

      Eliminar
  3. Parabens pelos terceiro aniversário! Três é um número mágico, faço votos de que este seja um ano auspicioso para os jardins do Xisto.

    Bjs e abraços aos jardineiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mister H. Vamos ver se a próxima Primavera nos dará uma boa recompensa. Entretanto queremos também agradecer a tua participação decisiva aqui no blog e desejar que a colaboração se alargue à jardinagem propriamente dita.

      Eliminar
    2. É um prazer participar do vosso projecto comunitário seja com as mãos na terra ou na internet. Faço votos que durante este ano o numero de Amigos dos Jardins do Xisto cresça e que mais apoios institucionais comecem a chegar. Até lá, estas mãos vão andar por aí.

      Eliminar
  4. Sem se saber como já passaram três anos e daqui a pouco um novo inverno a chegar. Que o entusiasmo e a paciência não se esgotem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a seguir ao inverno, Maria, uma nova Primavera. Bem haja, pelos votos de entusiasmo e paciência. Mas o voluntariado é mesmo assim, desinteressado, tentando colocar a causa pública no centro da actividade cultural. Tens aqui lugar à tua espera.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns pelas imagens extraordinários e pela excelência do jardim, naturalmente! Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Uma verdadeira obra de arte! Lindíssimo!... Muitos Parabéns. Quero muito conhecer este jardim. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratos pelas tuas palavras. Nós e os Jardins do Xisto aguardamos a tua vinda. Mas devo dizer-te que as imagens fotográficas falam apenas uma parte da verdade. O resto, o que não se vê, é um território aqui e ali ainda caótico, incompleto.

      Eliminar
  7. Parabéns aos Jardins do Xisto! Parabéns aos jardineiros-arquitectos-fotógrafos-construtores-cidadãos! Tamanha complexidade pessoal é garantia de que muitos parabéns serão cantados por muitos e muitos anos. Mas eu canto principalmente a ideia, o projecto cultural que integra os Jardins e que não se confina ao local. Espero que os eleitos a quem compete gerir a "coisa pública" reconheçam e apoiem este singular gesto de cidadania.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratos pelo teu comentário. E bem haja por teres trazido aqui a ideia de cidadania, que muito prezamos, ideia nobre e urgente numa época do economicismo febril que tudo e todos domina, época em que os "velhos" paradigmas da esquerda parecem ter sido banidos da sociedade portuguesa,

      Quanto aos Jardins do Xisto, é hábito nosso pensar o projecto enquanto intervenção cívica, com base no trabalho de voluntariado e, no meu caso pessoal, também como um grande atelier ao ar livre. Mas é um facto, dadas as proporções que as coisas tomaram em termos de escala e de manutenção, que algum apoio público seria justo e bem vindo, tanto mais que este específico projecto cultural não pode ser dissociado de estratégias de desenvolvimento local e regional.

      Eliminar